• 2e
  • 3e
  • 4e
  • Slideshow01
 

Paço de Lanheses - Viana do Castelo - Portugal

    mocastlindosoPonte da Barca


    Sobranceiro a terras de Espanha, em posição dominante na serra Amarela este castelo foi erguido de raiz, na Idade Média, com a função de vigia, defesa e marco de soberania da fronteira.

    É considerado como um dos mais importantes monumentos militares portugueses, pelas novidades técnicas e arquitetónicas que ensaiou, à época, no país.

    Alguns autores afirmam que o topônimo Lindoso deriva do latim "Limitosum" (limitador, fronteira, extrema). Embora não existam informações sobre a primitiva ocupação humana de seu sítio, esse topónimo não se encontra mencionado nas Inquirições de 1220, o que vem a ocorrer nas de 1258. Compreende-se, por essa razão, que tenha sido erguido de raiz no reinado de D. Afonso III, inscrita no esforço de reforço do sistema defensivo das fronteiras, empreendido por aquele soberano. O castelo teria sido reforçado e ampliado no reinado de Dinis I de Portugal, a partir de 1278.


    http://alfarrabio.di.uminho.pt/lindoso/castelo.htm
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Lindoso

    Descubra a Região

    O Alto Minho

    «...são os minhotos os melhores habitantes de Portugal, tanto pela sua doçura de caracter, pela sua alegria e cordialidade; as suas danças e cânticos fizeram já com que um autor estrangeiro os houvesse comparado a verdadeiros pastores da Antiguidade.»

    in: Minho Pitoresco, ano de 1887